Histórico
História e lembranças...
A profissão médica exige daqueles que a almejam dedicação, paciência e, sem dúvida, horas infindáveis de estudo. Por essa razão, muitos dos futuros médicos tornam-se alienados, voltando os olhos somente para o “pequeno” vasto mundo em que é obrigado a transitar. A prática esportiva, bem como a simples integração entre os colegas, torna-se ao longo do tempo, menos comum, culminando na triste possibilidade de que dois colegas de profissão, por vezes colegas de turma, venham a se cruzar na rua e não se cumprimentarem.
Torna-se imperativo, portanto, que práticas como esporte e lazer sejam incansavelmente incentivadas. Conscientes de tal realidade, um pequeno grupo de alunos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás resolveu tomar para si tal responsabilidade, formando uma Associação Acadêmica incumbida de realizar eventos sociais e esportivos.
Porém a oficialização da entidade passou por várias provações, diferenças pessoais, dificuldades financeiras e burocráticas, que para serem galgadas e superadas exigiram anos de esforço e dedicação.
A primeira vez em que a FM se viu envolvida em um evento esportivo de grande porte foi no ano de 1998, em que quatro colegas tiveram a oportunidade de conhecer e participar da INTERMED-MINAS. Nessa ocasião, foi feita pela comissão organizadora do evento o convite para que a FM-UFG viesse a participar como convidada, mas agora, oficial, dos jogos.
Em 1999, foi formada a primeira delegação partindo de Goiânia rumo a cidade sede dos jogos, Uberlândia. Contamos na ocasião com um montante de 60 pessoas. É bom ressaltar que era a menor equipe de todo o evento. Superando as expectativas dos mais otimistas, foi conquistado o quinto lugar na classificação geral, posição esta graças principalmente ao futebol feminino, à natação, ao basquete masculino e ao atletismo feminino.
Barbacena foi a sede dos jogos de 2000 e o frio que fazia em tal ocasião não sai da memória dos que participaram da viagem. A nossa faculdade levou não menos que três ônibus lotados, tornando-se, nos anos vindouros, uma das maiores delegações. O que se pode destacar nesse ano é que, pela primeira vez, nossa faculdade conseguiu um patrocínio de peso, permitindo-nos comprar instrumentos, os quais não fazíamos a mínima idéia de como tocar no momento e “lindos” uniformes, apelidados de “Pequi Raivoso”.
O ano de 2001 foi de grande importância para a Associação Atlética, pois foi nesse ano que ocorreu a oficialização da A.A.A.J.M.R., visto que nos anos anteriores não era feita uma devida prestação de contas, e a organização ainda pecava em alguns aspectos, (o que não significa que ainda hoje não erremos). Naquela época um grupo de alunos resolveu procurar as autoridades de nossa Universidade e Faculdade para endossarem a oficialização.
Foi então que, contando com o apoio da Magnífica Reitora, na pessoa da Professora Drª Milca Severino Pereira, e da diretoria da Faculdade de Medicina, Drª Eleuse, criou-se a Associação Atlética Acadêmica Joffre Marcondes de Rezende, nome esse escolhido a fim de homenagear o ilustríssimo e histórico professor de nossa faculdade, bem como dar respaldo e importância à recém formada instituição. Nesse ano, foram também definidos o símbolo, lobo, e as cores, preto e laranja, a serem usadas em LAVRAS e daí em diante. Devemos lembrar que também em tal ocasião ocorreu o OREM Campo Grande, no qual nossa delegação se destacou, pois já possuíamos instrumentos e uniformes, detalhes que as outras faculdades de nossa região não conheciam e sequer imaginavam. Tivemos ainda a oportunidade de alterar o roteiro e estender a viagem até a cidade de Bonito.
Em 2002, já contávamos com o Bandeirão. Não o utilizamos mais, pois os símbolo não é o da Atlética atual e, portanto, precisamos fazer um novo. Aqueles que quiserem contribuir serão bem vindos, independente da quantia oferecida. Já contávamos com o “Leite”, idéia vinda da turma MED 2005 e que deu outra cara à nossa torcida e contribuiu tanto para as vitórias como para as derrotas na Intermed ALFENAS.
O ano de 2003 dispensa comentários para a maioria. Com integrantes dedicados, a Atlética realizou um JIM sem precedentes, contando com várias modalidades desportivas e não só o tradicional futebol de campo masculino dos anos anteriores. Pela primeira vez foram feitos itens que pudessem ser vendidos e, mais importante, que alguém queria comprar! Gorro bordado, camiseta, adesivo e jaqueta.
Fomos a SEGUNDA maior delegação da Intermed UBERABA, com duzentos e trinta pessoas nos 5 ônibus e mais várias pessoas que foram por conta própria! Vencemos o Futebol de Salão masculino, a natação mais uma vez conquistou várias medalhas, o handball masculino também se destacou, um dos nossos atletas ganhou a mini maratona... Por fim, ficaríamos em segundo lugar na colocação geral, se não fosse pela memorável briga com Barbacena. A palavra “coco” faz lembrar alguma coisa? Ficamos sem o “Leite”, sem os pontos, e em décimo primeiro lugar e ameaçados de banimento.
Já 2004 promete. O espírito esportivo finalmente parece ter firmado raízes: ensaios da BATERIA , dois galões de “Leite”, treinos de modalidades, Choppada, Praiamed...
Isso é só um pouco da história da Atlética. As “verdadeiras” histórias são aquelas que ficarão guardadas em nossa memória, que nem sempre podem ou devem ser escritas. “O que acontece na Intermed, fica na Intermed!” (Rafael Troncoso, MED 2005)